VERSATILIDADE À TODA PROVA

Projetos:

RESIDÊNCIA SITUADA EM FRANCA

Além dos equipamentos e sistemas de automação, o que diferencia um projeto de home theater de outro é seu estilo. Alguns realmente surpreendem pela criatividade da configuração - e um bom exemplo é o sistema A/V idealizado e instalado nesta ampla residência em Franca (SP).

Situada em um condomínio fechado, a propriedade é o lar de uma família com gosto eclético para filmes e músicas. Os estilos musicais vão desde o pop rock ao sertanejo e o gospel – e a programação de filmes inclui dramas, musicais e superproduções cheias de efeitos especiais. Bem no espírito deste ecletismo, o sistema elaborado pela Studio Q se estende para outros ambientes da casa (além do home theater propriamente dito) e se beneficia das vantagens da automação.

“O principal ‘norte’ na criação do sistema foi garantir uma sonorização ambiente de qualidade, tão boa quanto a do home theater”, diz Franco Bichuette, da Studio Q. “Além disso, o cliente queria ter todos os conteúdos do home distribuídos pela área social. Uma vez que a quantidade de equipamentos seria considerável, optamos pelas cenas de automação, o que tornou mais amigável aos moradores a utilização do sistema.”

Convenientemente, foram criadas cenas específicas para a recepção de convidados, bem como outras que desligam todos os equipamentos ao término da festa. Mais comodidade, impossível!

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO
Já na etapa de planejamento, decidiu-se que o ambiente mais utilizado seria a churrasqueira com cozinha gourmet. Logo, embora tenha ganho um home theater de alta qualidade, a residência prescindiu de um sistema de projeção neste ambiente. Ao invés disso, o cliente investiu em um poderoso projetor Full HD, destinado à área de lazer.

O som é cortesia de quatro caixas outdoor na piscina,além de outras quatro caixas e de um subwoofer embutidos no gesso da varanda. “Uma vez que os demais equipamentos estão no home theater, providenciamos um sistema de automação da Control4 que permite o gerenciamento dessas tecnologias por meio de uma interface amigável”, prossegue Franco. “Tanto o projeto de áudio e vídeo como o sistema de automação foram desenvolvidos ainda na fase inicial da obra, sempre o momento ideal para a inserção de projetos tecnológicos em um imóvel. Afinal, isto garante uma infraestrutura adequada para a incorporação das tecnologias almejadas pelo cliente.”

Do conceito inicial à implantação do sistema, passaram-se três anos. Nesse meio-tempo, procurou-se compatibilizar as necessidades e expectativas da família (detectadas por meio de um estudo sobre seu modo de vida) com o trabalho de arquitetos, engenheiros e do decorador de interiores.

AUTOMAÇÃO À MÃO!
No home theater e na cozinha, foram instalados sistemas de TV – uma decisão inteligente, levando-se em conta que tais cômodos tinham alta incidência de luminosidade externa. Já na varanda, integrada à cozinha gourmet e palco das principais celebrações promovidas pela família, foram instaladas uma tela elétrica e um projetor de imodestos 4500 ANSI Lumens (por sua vez, acoplado a um lift no teto). Na hora da festa, é ele que garante a diversão, projetando imagens de altíssima qualidade.

CONTROLE TOTAL
“A automação foi desenvolvida a partir de um critério básico, o de que a família pudesse  desfrutar de todo o conforto e dos benefícios que as tecnologias propostas oferecem”, diz Franco. “Todo o sistema de áudio, seja a sonorização multi-zonas ou o do próprio sistema de home theater, além da automação de iluminação, merecem destaque, não só pelo resultado final, mas pela facilidade comprovada em termos de utilização diária. Além disso, a robustez e o feedback da automação utilizada a diferenciam de outras soluções oferecidas pelo mercado. Remotamente, a família pode verificar se há luzes acesas ou equipamentos ligados na  propriedade. O controle é total.”

Bela, inteligente e superequipada, esta propriedade sintetiza bem os ideais de “vida caseira” no século XXI. Ao menos no que diz respeito a nossos lares, as perspectivas de futuro são excelentes.

Fornecedores